Quem somos nós:

A Equipe B3 é uma Assessoria Esportiva do Rio de Janeiro voltada para as áreas de fitness, wellness e preparação física sob a supervisão técnica do prof. Bruno B. Brasil.


Quer fazer parte da nossa equipe?
Tem alguma dúvida, quer fazer alguma sugestão ou reclamação sobre o blog? Quer anunciar?

Mande um email para equipeb3@hotmail.com

ou CLIQUE AQUI para deixar um comentário.

domingo, 30 de outubro de 2011

Pelas pedras, ladeiras e trilhas de Búzios

retirado de Pulso


Maratona Cross Country de revezamento leva mil atletas ao balneário para correr 42km, no dia 6 de novembro

Os desafios pela frente são muitos: percursos de gramado, areia, passando por belíssimas praias e trilhas que apresentam vários obstáculos naturais a serem vencidos pelos atletas. É neste cenário que eles vão correr 42km no dia 6 de novembro, na terceira edição da Maratona Cross Country de Búzios. Com largada às 7h, na Rua das Pedras, a prova será disputada tanto no formato individual, como em duplas e quartetos, o que permite a participação de todos de acordo com o nível de treinamento de cada um. Os atletas terão a oportunidade de correr por paisagens até desconhecidas pela maioria dos turistas, passando por subidas e muitos obstáculos.
Com inscrições esgotadas há mais de dois meses, a prova reunirá cerca de mil pessoas de todos os lugares do Brasil, mostrando o grande crescimento deste tipo de prova no país, obrigando as principais assessorias esportivas também a preparar seus alunos para este tipo de disputa.
Localizada a cerca de 170km do Rio, Búzios é conhecida internacionalmente. Sua fama surgiu depois que a atriz francesa Brigite Bardot a visitou em 1964, quando ainda era uma mera colônia de pescadores. Dentre suas atrações, estão as praias de Geribá, Tartaruga e Ferradura. O grande ponto fica por conta da Rua das Pedras, localizada no centro da cidade e onde está o comércio e a vida noturna.
Treinamento específico
Para se preparar bem, o corredor deve procurar treinar em lugares que simulam o tipo de terreno que será encontrado em Búzios. O treinamento deve ser o mais especifico possível. Os corredores cariocas levam vantagem, porque, além de aproveitar a orla da cidade para treinar na areia, eles podem utilizar a Floresta da Tijuca para subidas e trilhas. Nesta região, há subidas tanto em asfalto como pelas diversas trilhas, como a que sai do Parque Lage e chega próximo ao Cristo Redentor. Também existem outros pontos onde é possível simular a corrida, como subir o Parque do Penhasco Dois Irmãos no Leblon, a trilha que sobe para o Morro da Urca, bem como subir para Santa Teresa pelo Centro ou a Rua Mundo Novo, em Botafogo. O Parque da Prainha também é um bom lugar para trilha em montanha.
Estratégias no percurso
Para ajudar a decifrar o percurso da Maratona Cross Country de Búzios, o treinador Pedro Mesquita, da Equipe Street Runners, deu algumas dicas do que se pode esperar na corrida.
Nos primeiros 10,5km, o desafio será um terreno com muita subida e descida, passando pela Orla Bardot, Praia dos Ossos, Azeda, João Fernandes, Brava e Forno. O terreno é feito em asfalto e paralelepípedo.
Depois, o corredor passará pelas praias badaladas, como Ferradura, Ferradurinha e Geribá, até as mais selvagens, como Tucuns, correndo o tempo todo em areia e variando com pedaços de areia dura e fofa.
Passada a metade da prova, vem a parte mais difícil do percurso. Os corredores encararão, de início, uma longa subida em trilha e vão passar por dentro de um mangue e uma fazenda. Eles sofrerão com o calor, mas serão compensados, podendo ver a vista de Cabo Frio, Búzios e Rio das Ostras, ao mesmo tempo.
No último trecho da Maratona, a corrida volta às praias, percorrendo Rasa, Manguinhos e Tartaruga, além da costeira entre elas. Neste trecho, os atletas vão enfrentar areia dura e pedras e devem ficar atentos, antes de cruzar a linha de chegada, na Rua das Pedras.
Diferentemente de uma prova no asfalto, é importante que haja um carro de apoio para quem for ao revezamento.
— Como a organização não oferece deslocamento para os trechos, o carro serve para transportar os atletas, bem como levar hidratação e alimentação a eles — afirmou o treinador Pedro Mesquita, que aconselha que os atletas tenham atenção especial com a hidratação e alimentação durante a prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Updates