Quem somos nós:

A Equipe B3 é uma Assessoria Esportiva do Rio de Janeiro voltada para as áreas de fitness, wellness e preparação física sob a supervisão técnica do prof. Bruno B. Brasil.


Quer fazer parte da nossa equipe?
Tem alguma dúvida, quer fazer alguma sugestão ou reclamação sobre o blog? Quer anunciar?

Mande um email para equipeb3@hotmail.com

ou CLIQUE AQUI para deixar um comentário.

sábado, 21 de agosto de 2010

Hidratação e Bebidas Esportivas

A boa e adequada hidratação é fundamental para o rendimento de qualquer atividade física. Além de água, sucos naturais e água de coco, as bebidas esportivas são excelentes opções para o atleta se manter hidratado antes, durante e após a atividade física. Elas também são ideais para as pessoas que necessitam de repor grandes volumes de líquido.

Durante o exercício intenso e prolongado, o corpo do atleta, para regular a temperatura corporal, envia mais sangue para a pele para que ele esfrie por meio da evaporação. Assim, o volume do sangue diminui e a concentração plasmática aumenta, provocando uma cascata de eventos com a finalidade de manter a função cardiovascular e permitir a continuidade do exercício. Há, contudo, um limite no qual o corpo consegue manter essa regulação fisiológica durante o exercício. A partir deste momento, o corpo entra em fadiga e o exercício é interrompido ou encurtado. A desidratação, mesmo em pequena quantidade, tem efeito negativos sobre a performance e traz riscos à saúde. Portanto, hidrate-se!

Em alguns casos, somente a água não é suficiente para suprimir o que o organismo precisa. Em exercícios prolongados, a glicemia é mantida pelas reservas de energia muscular e hepática. Entretanto, de acordo com o American College Sports Medicine (2007), a partir de 60 minutos de atividade, é necessária a suplementação de carboidrato, pois o corpo já não consegue regular a glicemia da mesma forma. Neste caso, as bebidas esportivas são ideais, porque conseguem repor os minerais perdidos no suor e ajudam a manter a glicemia, prorrogando a fadiga muscular.

Existem os isotônicos e os repositores hidroeletrolíticos. É importante que o consumidor não confunda estas bebidas. Os isotônicos possuem concentrações de eletrólitos semelhantes ao plasma sanguíneo, fazendo com que ocorra uma rápida absorção de líquido. Por apresentar baixa quantidade de carboidratos (em torno de 6%) se comparado com outras bebidas, não há sobrecarga do aparelho digestivo. Já os repositores hidroeletrolíticos possuem concentrações variadas de carboidratos e eletrólitos (cloreto e sódio), e podem ter a adição de vitaminas e/ou minerais, com o objetivo de repor o líquido e sais perdidos na transpiração.

Com tantas opções no mercado, é comum a dúvida: qual bebida usar antes, durante e após a atividade?


Antes da atividade:

Portanto, escolha a bebida mais adequada para você! E fique atento em relação a sua hidratação e reposição de carboidrato e eletrólitos durante a atividade física, pois eles são limitantes para o seu desempenho!




Fonte: Mariana Braga Neves e Carolina Duarte - www.nutricio.com.br




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Updates