Quem somos nós:

A Equipe B3 é uma Assessoria Esportiva do Rio de Janeiro voltada para as áreas de fitness, wellness e preparação física sob a supervisão técnica do prof. Bruno B. Brasil.


Quer fazer parte da nossa equipe?
Tem alguma dúvida, quer fazer alguma sugestão ou reclamação sobre o blog? Quer anunciar?

Mande um email para equipeb3@hotmail.com

ou CLIQUE AQUI para deixar um comentário.

sábado, 23 de julho de 2011

Relato de um Maratonista: Claudio Vieira

Texto original em: http://familiabrucutu.blogspot.com

Distância: 42 Kms 195 metros;
Tempo: 4h 44min;
Local: Macumba ao Aterro do Flamengo - Rio de Janeiro
Colocação Geral: 1.863;
Colocação Faixa Etária: 296;
Total de Corredores: Aproximadamente 2.100 Atletas.
A disputada e merecida Medalha 

         Neste Domingo dia 17.07.2011 ocorreu a já tradicional Maratona do Rio de Janeiro, evento patrocinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro; em um dia perfeito, clima ameno, em torno de 25°C, em um belo dia ensolarado reuniram-se diversos Atletas e adeptos das provas longas e extenuantes.

Com a companhia do meu grande amigo Márcio Tostes, o famoso "Brucutu", apelido esse criado por nós desde 1995, dado a corredores com mais de 90kg e dispostos a superar provas de longa duração, quando iniciamos nossas primeiras corridas pelo Campus da UNIFA, a famosa "ZL". Assim, treinamos juntos nesses dois meses que se anunciavam, programando algumas corridas mais puxadas, onde superamos a barreira dos 30km a 15 dias do evento.

          Nos encontramos no Aterro, próximo a Rua Tucumã, às 05:10am; com bastante sono pegamos o ônibus das 05:15am, após acordar ás 03:00am. Percebíamos a ansiedade em grande parte dos Atletas que estavam na condução; afinal, Maratona é Maratona...

Família Brucutu se reunindo no Aterro.

         Nessa Maratona eu estreava, após duas Meias-Maratonas, em 2003  minha experiência nesse tipo de competição.

         Após longos 08 anos, em que entre vindas e indas tentava voltar aos meus treinos para tornar a participar do evento, muitas coisas aconteceram, principalmente no que diz respeito a uma pequenina porém preciosíssima parte da minha vida...mas, o importante é saber que, após exatos DOIS MESES de treinos perdi 10 kg, recuperei minha capacidade física e condicionamento, realizando exames periódicos de sangue para poder acompanhar meu ácido úrico e glicose, ítens que subiam sem eu perceber.

           Chegando ao Recreio sentia-se o clima festivo e de confraternização, onde reencontramos o Jorge (JM), grande Ultramaratonista cujo perfil é fazer amigos! papo vai, papo vem presenciamos a chegada das equipes dos V Jogos Mundiais Militares... coreanos, chineses, americanos, angolanos...uma festa!

        Após fotos e idas aos nosso "banheiros químicos" (argh!) o locutor anunciava o início do evento, com a saída dos Atletas de ponta; posicionamo-nos a aguardamos o "curral" começar a se movimentar!

         Iniciamos a Maratona com temperatura em torno de 19ºC; todos procuravam um "lugar ao sol", onde entre cutuveladas e cutucadas fomos nos achando dentro do evento.

        Com 5km de prova muitos passaram por nós, que agora contava também com a presença do amigo Matos que, apesar de não ter treinado com a  Equipe Brucutu, estava disposto a completar a prova nem que fosse na raça!

       Nesse momento corríamos o tempo inteiro tirando fotos, registrando tudo e todos em aproximadamente 200 fotos que iremos postar aqui. Tudo era alegria!

        Aos 8km, nosso amigo Tostes parou para um tradicional "Pit Stop" em nosso límpidos e práticos banheiros químicos (blargh!). O sol já estava a pino, onde o suor já começava a escorrer pela testa. Encontrei ainda o amigo BrunoBBrasil, professor de Spinning da Academia Body Fitness, em Campo Grande, que me patrocinou em uma camisa e no treino nas bicicletas para melhorar o aeróbico.

        Por volta do 12km já estávamos na Barra da Tijuca, onde algum aventureiros já caminhavam na prova. Com 15km nosso primeiro reabastecimento de hidrotônico, a base de Powered geladinho... nesse momento da prova ainda dava para saborear o líquido refrescante, pois a próxima parada só iria se realizar aos 35km...

          Aos 21km completamos com 02:15min, onde nesse momento já não contávamos mais com a presença do amigo Matos, que provavelmente diminuiu o ritmo para poder completar a prova. Nos preparávamos ali para encarar o 2° desafio do dia, após completar os 21: a subida do Joá!

          No Joá registrávamos tudo em foto, a paisagem, o mar, as pessoas...momento de total descontração! Dentro do túnel, uma adorável surpresa a todos que já encaravam os primeiros sinais de cansaço: o raio laiser montado pela Light, patrocinadora do evento, agraciando a todos com efeitos de luz e som...tudo registrado em vídeo pela Equipe Brucutu...simplesmente um momento ímpar da prova.

          Nesse momento o amigo Márcio me "liberou" para acelerar, visto que foi o forte de meus treinos: as ladeiras! Simplesmente subi os 2km da Niemeyer sem olhar para trás, com folga ultrapassava os outros corredores que subiam com dificuldades; na descida, despressurizei um pouco para me recuperar, pois foi nesse ponto em 2003 que senti bastante o esforço....graças a Deus tudo saiu como planejado, apenas as dores "fantasmas" que vão surgindo no corpo, após 30km e 3 horas de corrida...é uma sensação um tanto quanto estranha...

         A partir desse momento foi atenção total; como um amador que sou, com a experiência de apenas uma Maratona a 08 anos atrás, fui procurando controlar o desânimo característico do esforço excessivo com o desgaste do clima, que já batia em torno de 29°C, tudo isso aos 32km, 34km...

        A essa altura, a alegria de 20km atrás onde registrávamos tudo através das lentes do nosso amigo Márcio, fotógrafo profissional que teve a excelente idéia de registrar tudo, ficou para trás, junto com ele..rs..acredito que ele estivesse a uns 5 minutos atrás de mim, fruto de sua primeira experiência com essa prova.

        No km 36, já sentia a agonia da ansiedade tomando conta, pois cada km corrido desde então eu contabilizava em torno de 1.000 passadas! Isso mesmo, ia contando em minha cabeça para distrair e não cair na tentação dos companheiros de caminhar...muitas pessoas caminham nesse momento; porém eu tinha um verdadeiro propósito na cabeça: completar essa Maratona pela saúde de minha filha, a quem eu prometera correr uma Maratona inteira após ela se recuperar de um problema no coração...

       Telefonei para minha esposa no km 37, procurando ouvir uma voz que me fortalecesse naquele momento, pois as forças já não se apresentavam mais por livre e expontânea vontade...era pressão! Ouvir a voz de minha filha ao fundo, me pedindo para trazer a medalha prometida me levou as lágrimas, porém aumentou a minha disposição e ânsia por completar a prova correndo.

        A partir de então me concentrei, via as pessoas nas ruas gritando palavras de força, conforto...o que começou com diversão se tornava superação...já estava no km 39, quando a entrada da praia de Botafogo se anunciava estreita...as passadas trôpegas me levavam a continuar, mesmo pesando 92 kg e correndo de tênis novo ( nunca façam isso! ), pois minhas unhas já me matavam!

       40 km! As pessoas diziam:..."só faltam dois"...não sei se sorria de alegria ou se chorava de agonia, pois aquela minha contagem de passadas já não davam resultado!..rs..cheguei ao km 41 sem a noção do quanto ainda teria que percorrer, pois a noção já havia me abandonado fazia kms atrás!

      Mas, ao avistar a reta de chegada, mais uma vez liguei para minha esposa...quase sem voz, conduzido por pura emoção e alegria por finalmente estar na reta final, a poucos metros de cumprir o meu objetivo, percebi que em nenhum momento correra só...percebi que ao outro lado da linha, Milena e juliana corriam comigo, desde os primeiros passos lá no Recreio até aquelas arrastadas pisadas finais...como prometido em 2007, pela minha filha, esposa, saúde e por amor ao esporte completei uma das provas mais difíceis de minha história!

      Mas não esqueci o meu grande amigo Márcio, que logo após a minha passagem pela chegada anunciava sua carcaça Brucutu na mesma batida que a minha...sua primeira missão fora cumprida: agora se tornara um Brucutu!

      Pela amizade, pelo esporte, pela família e, principalmente, por aquela pequenina parte de minha vida citada lá no início....minha amada filha Juliana, a quem Deus decidiu que deveria ter muita saúde para dar alegrias a seus familiares...amor incondicional!
 Fotos desde o início do evento:
Madrugada de domingo, Aterro.

Túnel indo para o Recreio, madrugada.

Chegando ao evento.

Evento.

         Amanhecer na Praia.
         
Jorge e Equipe Brucutu.

Equipe Brucutu na madruga.

Amigo Matos e sua primeira prova de peso!

Olha a fila do banheiro...

Matos cheio de sono...

Body Fitness presente!

Brucutus.

Galera se preparando.

Belo amanhecer...

Galera se reunindo.

Largada as 07:30am.

Começando com o pé direito!

Vamos que vamos!

Sorrisinho para relaxar.

Primeira passagem.

Olha o cara ae.

Matos rindo à toa...

Só alegria...

Meu patrocinador!..rs..

Body Fitness no Joá.

23km e rindo à toa!

Olha o visual...não tem preço!

Chegada!

Completei!

Registrando os 41km!

E essa é a minha.

Cláudio e Márcio Brucutu.

Body Fitness, meu ÚNICO patrocinador!

Foi suado mas merecemos!

O que sobrou dos pés...

Vencedores!

Pela Família...

...pelo Esporte...

Pela minha amada Juju!

Avaliação da Prova
=>Inscrição: Valor justo, variável de acordo com os períodos.

=>Kit:  camiseta de qualidade inferior a da Meia-Maratona, número,  chip descartável,  boné e  isotônico em garrafa; 

=>Guarda volumes: Prático para quem precisa;

=>Prova e Percurso: Plano por 39km e com subidas no Joá e na Niemeyer; piso rígido, sendo a maior parte da prova toda sob o sol.

=>Posto de hidratação: Bem distribuídos, os postos de hidratação com muita água, sendo que no km 15 e no km 35 com hidratação de isotônico da Powerade, 02 de distribuição de gel Exceed e na chegada lanche e isotônico, além de água à vontade!

=>Atendimento médico: Distribuídos por viaturas móveis, todo o percurso foi amparado pelo apoio Médico; barracas na chegada, inclusive com massagens.

=>Banheiros:Químicos, estavam distribuídos por diversos pontos; porém, em alguns deles a limpeza estava deficiente, principalmente na saída e na chegada

Considerações Finais.

 A Maratona do Rio é única no Mundo, contanto com um paradisíaco visual, atraindo assim atletas do Brasil e do Mundo inteiro.

          Esse ano tivemos ainda um especial evento, o V Jogos Mundiais Militares, em que contamos com a presença de atletas de todos os continentes, agraciando e abrilhantando ainda mais esta que já é considerada uma das mais belas provas do calendário do planeta! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Updates