Quem somos nós:

A Equipe B3 é uma Assessoria Esportiva do Rio de Janeiro voltada para as áreas de fitness, wellness e preparação física sob a supervisão técnica do prof. Bruno B. Brasil.


Quer fazer parte da nossa equipe?
Tem alguma dúvida, quer fazer alguma sugestão ou reclamação sobre o blog? Quer anunciar?

Mande um email para equipeb3@hotmail.com

ou CLIQUE AQUI para deixar um comentário.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Rio Antigo: relato de Cláudio Vieira

retirado da coluna Pulso do jornal O Globo


"Arquiteto e Urbanista que sou, não poderia ficar fora desse circuito histórico da nossa cidade. Ás 7h30 da manhã já estávamos lá, na Praça Cardeal Camara, eu e a Equipe B3 Runners, do bairro de Campo Grande, de onde saímos às 6h, em ponto. Animado, fiz diversas fotos onde, pela primeira vez realmente pude contemplar a força histórica deste acervo arquitetônico, ainda em perfeitas condições. O Arqueduto da Carioca (Arcos da Lapa) data do século XVIII, trazia água do Rio Carioca nas Paineiras para uma série de chafarizes espalhados pela cidade.

Extremamente organizado, o evento realizado em um belo domingo de verão carioca, onde os termômetros acenavam temperaturas em torno de 38 graus, os atletas se reuniram exatamente nos Arcos, onde foi dada a largada às 8h. Antes, um minuto de silêncio em homenagem àqueles que se foram no desastre dos desabamentos no Rio. 

Partimos pela rua Evaristo da Veiga, onde alguns prédios públicos anunciavam suas fachadas, propiciando aos meus olhos sensações emotivas do que ainda estaria por vir. Procurei manter a concentração na prova, onde as pessoas ainda se aglomeravam, pois todos os atletas das duas provas, de 5km e 10km ainda corriam juntos.  Na altura do Teatro Municipal, eu pude contemplar toda sua beleza e riqueza. Logo a frente, a bela Biblioteca Nacional.
Seguimos pela rua Araújo Porto Alegre, de arquitetura mais moderna, porém tão bela quanto aos fatos históricos aqui já narrados: o Ministério da Fazenda, de 1943. Já na Presidente Antonio Carlos: o Tribunal Regional do Trabalho, inaugurado em 1939. Todos os prédios em estilo Art-Decó Brasileiro. Essa arquitetura demonstrava a riqueza do Estado Novo. 

A prova seguiu pela Presidente Vargas, sentido Perimetral. O calor estava forte. Na descida da bela Igreja de São José, ao lado do Palácio Tiradentes e o Paço Imperial, obras do século XVIII. Assim seguimos pela 1º de Março, local que se destaca a arquitetura do antigo Convento do Carmo. Logo em frente nos separaríamos do grupo dos 5km, em direção á Perimetral.

Após virarmos no Centro Cultural Banco do Brasil, um belo edifício em linhas Neoclássicas, de 1906. O companheiro de pista BrunoBBrasil subiu forte a Perimetral, onde senti uma certa dificuldade por estar tirando fotos e, consequentemente, me distraíndo em pontos estratégicos da prova.  Visualizo ao lado da subida o primeiro registro do estilo Neoclássico no Brasil, a simpática arquitetura da Casa França-Brasil de 1819 foi transformada em Espaço-Cultural. De cima da Perimetral, avistei o belo conjunto arquitetônico, composto por prédios públicos de períodos variados. 

Nos últimos quilômetros, entrei pela rua da Constituição e seguimos até a Praça Tiradentes. Nesse momento, o foco foi todo para a corrida, pois faltava pouco para alcançar um bom tempo nos 10 km. A subida da Av. República do Paraguai desgasta os últimos esforços dos atletas, onde acelero rumo aos últimos metros da prova. Já nos Arcos, me sento presenteado com tamanho acervo e história arquitetônica"!
Cláudio Vieira é arquiteto e urbanista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Updates