Quem somos nós:

A Equipe B3 é uma Assessoria Esportiva do Rio de Janeiro voltada para as áreas de fitness, wellness e preparação física sob a supervisão técnica do prof. Bruno B. Brasil.


Quer fazer parte da nossa equipe?
Tem alguma dúvida, quer fazer alguma sugestão ou reclamação sobre o blog? Quer anunciar?

Mande um email para equipeb3@hotmail.com

ou CLIQUE AQUI para deixar um comentário.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O cardápio de Frank Caldeira

campeão dá dicas e ensina seus truques do que comer para ter mais rendimento


Por Lygia Haydée (Sport Life)


Tricampeão da Volta Internacional da Pampulha, Frank Caldeira diz que não investe em nada que não lhe traga benefícios. No entanto, o cardápio do meio-fundista peca pela falta de proteína. “Prefiro os carboidratos, porque sei que eles podem me ajudar a ga­nhar desempenho durante a corrida.” A nutricionista Suzana Bonumá ressalta a importância de aumentar a ingestão de car­ne. “A proteína ajuda na recuperação do tecido muscular, além de ser fundamental para que o equilíbrio nutricional garanta pique, imunidade e resistência na dura fase de preparo para uma prova.”
UM DIA ANTES DA PROVA
Café da manhã 
1 xícara de café com leite
1 pão ou 1 pedaço de bolo

“Deve-se ficar atento à quantidade de feijão e de leite durante o período próximo ao dia da prova, para evitar algum desconforto gastrointestinal”, recomenda Suzana.
Almoço 
"Não como salada porque ela não traz nada de bom", diz Caldeira. 
Arroz 
Feijão 
Macarrão ou batata
1 pedaço pequeno de carne vermelha ou branca
2h depois: 1 copo de suco

“Nota-se um investimento maior em fonte de carboidratos, com redução do consumo de proteína. Certamente, a ingestão de carne vermelha está reduzida na véspera da prova para abrir mais espaço aos carboidratos. No dia a dia de treinamento, no entanto, é interessante regular o consumo de proteínas”, alerta a nutricionista. A salada é uma das preparações mais ricas em vitaminas e minerais que se pode encontrar à mesa, e certamente tem muito a oferecer aos corredores de elite, uma vez que regula diversas funções do corpo. “No entanto, concordo que ficar um ou dois dias sem consumir salada não trará nenhum prejuízo ao corredor. Abrir mão da salada nesses dias que precedem a prova para comer mais carboidratos pode ser uma boa estratégia”, avalia Suzana.  
Lanche da tarde 
1 xícara de café
1 pedaço de bolo

“Mesmo um bolo que pareça inofensivo costuma ser mais “gordo” que o pão. Assim, a gordura rouba espaço do carboidrato, que deve ser o nutriente mais consumido na véspera da prova.”
Jantar 
Arroz 
Feijão
Macarrão ou batata
1 pedaço pequeno de carne vermelha ou branca

“O corredor parece não ter o costume de ingerir líquidos durante as refeições, o que é um hábito saudável. No entanto, deve compensar hidratando-se ao longo do dia, principalmente no dia que precede e no dia da prova. A desidratação é um dos principais limitantes do desempenho na corrida e da recuperação muscular."
NO DIA DA PROVA
Café da manhã 
1 xícara de café
1 pão ou 
1 gel (20 min antes da largada)

“É possível observar que o corredor procura evitar leite e alimentos fibrosos no café da manhã antes da prova, mas seria interessante se ele também fugisse desses alimentos nas refeições do dia anterior à prova”, recomenda Suzana.
APÓS A COMPETIÇÃO
“Fico duas horas ingerindo líquidos para me hidratar. Costumo tomar água, suco de frutas e isotônicos."

“É importante manter o consumo de água e sucos em intervalos regulares nesse período.”
Depois da prova
1 fruta que não seja ácida (pera, morango, uva) 
Pequenos pedaços de pão

“Após a prova, é muito importante incluir fontes de proteína, além do pão e da fruta, para auxiliar na recuperação do estresse que sua musculatura sofreu. Uma sugestão seria fazer um sanduíche com fatias de queijo e peito de peru, ao invés de comer somente o pão.”
Almoço 
Arroz 
Feijão 
Macarrão ou batata  
1 pedaço pequeno de carne vermelha ou branca 
2h depois: 1 copo de suco

“No almoço e no jantar, também seria interessante aumentar um pouco o tamanho do filé em relação ao do dia anterior, já que por muitas horas o seu ritmo de recuperação muscular será intenso.”
Jantar 
Arroz 
Macarrão ou batata 
1 pedaço pequeno de carne vermelha ou branca

“Faria a mesma observação: ele deveria aumentar o consumo de carne.”
O QUE EU DESCARTO NO DIA DA PROVA 
Leite

“O leite pode causar desconfortos. E se ele já tem um histórico com a bebida, o ideal é cortá-la.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Updates