Quem somos nós:

A Equipe B3 é uma Assessoria Esportiva do Rio de Janeiro voltada para as áreas de fitness, wellness e preparação física sob a supervisão técnica do prof. Bruno B. Brasil.


Quer fazer parte da nossa equipe?
Tem alguma dúvida, quer fazer alguma sugestão ou reclamação sobre o blog? Quer anunciar?

Mande um email para equipeb3@hotmail.com

ou CLIQUE AQUI para deixar um comentário.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Semana regenerativa


Treinar em ritmo forte por muito tempo pode levar ao cansaço físico e mental. Por isso, antes das provas, o ideal é diminuir as passadas para que o corpo esteja preparado para a corrida

Por Maurício Belfante (O2 por minuto)

Depois de tantos treinos pesados e grande esforço, a data da importante competição começa a ficar perto no calendário. Nesse momento, uma nova etapa de treinamento deve começar: a semana regenerativa. Realizados para deixar o corpo descansado e com força extra para o dia da prova, esses dias que antecedem a competição são de extrema importância para os atletas.

Está enganado, porém, quem acha que a semana regenerativa trata-se de tirar uns dias de folga e fugir dos treinamentos. Chamado de descanso ativo, esse treino consiste em fazer as atividades físicas em um ritmo menor e menos desgastante.

“Se o atleta for participar de uma prova importante, ele deve diminuir a intensidades dos treinamentos, diminuindo cerca de 10% à 20% do tempo de treino. Já se a prova for rotineira, apenas um dia de descanso é possível”, afirma Kim Cordeiro, diretor técnico da BK Sports.

Dentre os seus benefícios, o corredor conseguirá imprimir melhor o seu ritmo no asfalto, já que terá energia de sobra pra encarar a distância proposta e não irá terminar o percurso tão exausto. Realizar trotes, pequenos tiros e alongamentos são as melhores pedidas para os dias que antecedem a competição.

“Realizando a semana regenerativa, os atletas estarão mais soltos antes da prova, não ficando travados. No dia anterior à corrida, é recomendável fazer alongamentos, ativando o metabolismo e proporcionando bem-estar”, explica Flávio Freire, diretor técnico da Assessoria Esportiva que leva seu nome.

O descanso também irá auxiliar o corredor a ficar menos pensativo e ansioso para a competição que está por vir, deixando-o relaxado e sem preocupações, ajudando também na parte mental.

Tempo médio de descanso
Quanto maior a distância que será percorrida, maior deve ser o tempo de descanso ativo e diminuição de intensidade nos treinamentos. Assim sendo, veja os dias de descanso conforme a sua disputa:

5 km: cinco a quatro dias

10 km: seis a sete dias

Meia-maratona: oito a dez dias

Maratona: dez a quinze dias

Uma ideia que deve ser evitada, entretanto, é de que, por estar correndo menos, o atleta terá uma baixa na sua performance. “Já vi muitos corredores que, por acharem que estavam perdendo desempenho com a semana regenerativa, treinarem nos dias antes das provas e irem muito mal na competição por estar sem total energia. Descansar antes da prova é valorizar o seu corpo para um objetivo maior”, finaliza Cordeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Updates