Quem somos nós:

A Equipe B3 é uma Assessoria Esportiva do Rio de Janeiro voltada para as áreas de fitness, wellness e preparação física sob a supervisão técnica do prof. Bruno B. Brasil.


Quer fazer parte da nossa equipe?
Tem alguma dúvida, quer fazer alguma sugestão ou reclamação sobre o blog? Quer anunciar?

Mande um email para equipeb3@hotmail.com

ou CLIQUE AQUI para deixar um comentário.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Camisa da Equipe B3 Runners para a etapa Outono do Circuito Adidas

Motorola lança monitor GPS e MP3 player

Nas lojas a partir de 15 de dezembro, o aparelho touchscreen funciona como frequencímetro, GPS, tocador de músicas e permite atender ligações e receber mensagens do celular à distância

 texto Redação The Finisher


Divulgação
Motorola lança monitor GPS e MP3 player

A Motorola entrou de vez no mercado de fitness brasileiro com o lançamento do monitor MOTOACTV. Touchscreen, o aparelho é resistente ao suor e permite a sincronização com o computador para rastrear o itinerário, estabelecer metas ou criar competições por meio do portal MOTOACTV. “Trata-se do primeiro monitor com GPS e tocador de música, o que torna a rotina de treinos mais inteligente, sem a necessidade de utilizar vários dispositivos”, destaca Sanjay Jha, chairman e chief executive officer da Motorola Mobility.
O monitor conta o número de calorias queimadas, quilômetros percorridos, obtém registros pessoais de exercícios e informações de condicionamento. A novidade utiliza a tecnologia AccuSense e GPS da Motorola para assegurar a medição. É possível ainda medir tempo, velocidade e batimentos cardíacos (apesar de não ser comercializado com a faixa de frequencímetro, o aparelho é compatível com a maioria delas).
Ele permite armazenar até 4 mil músicas (8 GB) e entende quais faixas motivam mais o usuário ao medir seu desempenho, criando, assim, uma playlist personalizada. O aparelho pode ser utilizado no pulso, braço ou fixado na camiseta ou bicicleta. O monitor também realiza a conexão permanente com smartphones Android da marca, para atender chamadas, receber mensagens e ouvir músicas enquanto o usuário se exercita.
O MOTOACTV estará disponível no Brasil a partir do dia 15 de dezembro, e o preço sugerido é R$ 999. O kit inclui cartão de 8 GB, fone de ouvido, clip, pulseira e cabo de dados.

Descanso x Corridas

A importância em entender a relação do descanso com as exigências da prática de atividade física.



Por Miguel Sarkis  
 
Foto: Ivan Padovani
Ele sempre se manifesta, sorrateiro e silencioso. Vem observando os pontos fracos dos corredores, e logo que estabelece os limites, ultrapassa as barreiras do “achômetro” desses atletas, que não acreditavam precisar dele. Instalou-se para nunca mais sair, ou melhor, quase não sair mais.
É assim que ficamos cientes da história: Descanso X Corrida.

Cansaço
Um assunto já comentado anteriormente, e que escolhi para replicar em forma de assunto verídico, que vejo acontecendo a cada dia, a cada minuto e a cada hora. O cansaço -  aquele que estamos acostumados a sentir - seja na hora em que acordamos, quando olhamos incrédulos para o relógio e não acreditamos.
Mesmo! Puxa vida, e já é hora de me levantar?
Não! Há algum engano?
Olho para o meu cão e ele, simplesmente, lamenta-se e vira para o outro lado, como quem diz; agora não meu dono.
Mas, o nosso já reconhecido compromisso que nos leva para onde a sociedade desejar, e que nos atropela feito um trem bala, sem deixar reação possível ao nosso corpo. A nossa mente? Nem reage a tal atropelamento inevitável.
É assim, todos os dias, para muitos corredores, que deveriam descansar um pouco mais: talvez uma hora a mais de sono. Duas horas, mas, não seriam muito mais que isso. Mas, levantamos como fortes cidadãos de uma sociedade que nos cobra todos os instantes. O corpo e a mente de um trabalhador imbatível.
Sinceramente?
Não, você é um ser humano como muitos outros; deseja, precisa e não tem força para tal providência.
No mais, podemos enumerar algumas formas de cansaço, e que não damos bola. Como o cansaço daquele treinamento que você realizou logo pela manhã, saiu inteiro e se sentindo o máximo. Foi para a escola ou trabalho e depois de algumas horas, sentiu que suas forças se foram, como que para o ralo, num efeito gigante, como a bola de neve que despenca montanha abaixo e torna-se cada vez maior. Pois é meu caro corredor, o cansaço que sentistes é o mais honesto dos cansaços, afinal, você correu muito e intenso, e não tem melhor forma de se restabelecer da atividade, senão com uma bela e suficiente noite de sono. Mas há aqueles que necessitam de maior tempo para o descanso, como aqueles minutos preciosos da “sesta”, que em muitos países da Europa se tornou comum. Alguns restaurantes em São Paulo, e em algumas capitais, tem aderido ao hábito, disponibilizando local apropriado para descansar, destinada aos clientes, depois do almoço.

Perdendo horas
Há outra forma, sorrateira de cansaço físico, como a que obtemos, sem saber, pelo acúmulo de faltas de horas, que não percebemos a cada dia, e que ficaram pelo caminho. As noites mal dormidas, as horas de trabalho que lhe roubaram preciosos minutos de descanso, não permitiram o restabelecimento corporal, emocional, nervoso e o mais importante para quem corre - a resposta ao exercício físico realizado, que ausente, o treino não terá muito aonde ir. Não se produz uma história com inicio, meio e fim, feliz, sem um elenco tão importante como o sono, o descanso e o ócio.
Na linha fatal do estresse, ficamos então assustados com o acúmulo de todos os tipos de cansaço e a falta de recuperação aos esforços repetidos de corrida, que nos conduzem ao estresse maior e que conhecemos como Over Training.
Quando o seu estresse alcançar o seu treinamento, nada mais interessará, senão, em repensar e dar chances para o descanso, que enfim, grita mais alto e mais firme, dando sinais de que ele pode ultrapassar a sua corrida, sendo muito bem representado pelo seu estresse.
Atente-se para suas sensações físicas e emocionais, pois, no mais das vezes, fala pelo sentimento, simplesmente.

Video da 1ª Ultra Amigos feito por BrunoBBrasil

Kit da Fila Night Run 2012


Este é o kit da Fila Night Run 1 - RJ.

Contém:
  • Camiseta manga longa de poliamida
  • Sacolinha
  • Squeeze
  • Medalha (pós evento)


sábado, 25 de fevereiro de 2012

ULTRADESAFIO SPRINT 60K: O QUE ERA RUIM AGORA PIOROU!

      

A Sprint Tenis mais uma vez larga na frente aos Ultradesafios! Se não bastasse o desafio de Carnaval, onde Ultramaratonistas cariocas desafiaram a lógica e partiram em busca dos 50k Torre do Mendanha, em menos de uma semana esses destemidos atletas partirão para mais uma ultra-aventura: 60k de trilhas, montanhas e terra, além de altimetrias de 300m em curtas distâncias, o que dificulta a vida desses guerreiros!

     Mais uma vez os tenis Sprint serão testados por alguns atletas, que divulgarão em breve o resultado de mais um dificil teste para os calçados nacionais Sprint. Os mesmos já foram avaliados neste blog, pelos amigos Claudio Brutus e Ozéias Baiense. 

     Acompanhem, torçam e participem! Para esses atletas, ainda não inventaram desafio impossível!

Domingo, 26 de fevereiro, ás 05:30am. As trilhas vão tremer de Campo Grande á Grumari, ida e volta.

Percurso:

Voltamos...

Estivemos ausentes um pouquinho por causa do carnaval, mas agora voltamos com força total. Próximo desafio: CIRCUITO ADIDAS - ETAPA OUTONO (RJ), dia 4 de março!!!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Corrida consciente: saúde e bem-estar

Entenda como conhecer seu corpo e dar atenção para todos os músculos poder ser importante para um melhor rendimento na corrida


* por: Suely Tambalo (o2 por minuto)

Quando nos deparamos com corredores nas ruas e parques, podemos dizer que existem tantos estilos de correr quanto corredores. Muitas vezes ao observarmos as pessoas é impossível não notar o quanto para alguns o movimento parece fácil, natural e harmonioso. Para outros, entretanto, o ato de correr parece mais um esforço descomunal que a pessoa se impõe, tamanha é a quantidade de compensações musculares, tensões e desalinhamentos.

Não é necessário ser um profissional de educação física ou fisioterapeuta para constatar quando há algo errado, porque a harmonia e a beleza saltam aos olhos, e um movimento econômico e bem coordenado parece realizado sem esforço, quase uma dança.

É claro que somente alguns seres geneticamente privilegiados já nasceram com o dom e o corpo perfeitamente “projetado” para o esporte e o desempenho. A maioria dos “mortais” tem suas características genéticas e padrões posturais adquiridos ao longo da vida, que nem sempre correspondem ao ideal atlético e nem por isso devem se privar do prazer e dos benefícios da atividade física, muito pelo contrário.

Exemplos não faltam de atletas olímpicos que se superam no esporte por conta de um inicial problema de saúde. Muitas das pessoas que contribuíram para o estudo e o desenvolvimento de métodos de atividade física alternativos também têm esse perfil, da busca pela própria reabilitação e saúde, como Moshe Feldenkrais e o próprio Joseph Pilates entre outros.

Não se trata, portanto, de buscar a perfeição, mas de dar a si mesmo o melhor possível dentro de suas possibilidades. Porém, o que se vê corriqueiramente, infelizmente, são pessoas que, julgando estarem fazendo um bem para a saúde, estão na verdade causando desgastes e eliminando um bem perecível que é a saúde.

Correr sem consciência de seus próprios movimentos pode causar mais danos do que ganhos. Na era da tecnologia, em que celular e iPods estão sempre presentes nas nossas mãos, seria interessante, ao menos de tempos em tempos, usarmos essa tecnologia a nosso favor.

Não é equipando-os com programas para manter ritmo e metas de treinamento, medindo frequência cardíaca, tão pouco baixando músicas motivantes para manter acesa a vontade de terminar. Seria simplesmente gravando ou filmando nossos movimentos, analisando depois com calma com a ajuda de um profissional, pois desta forma poderíamos melhorar a postura e, provavelmente, desvendar o mistério daquela dor nos joelhos, quadris, tíbia, ombros.

Certamente, encontraríamos a causa para muitas de nossas queixas, quando não nos surpreenderíamos assistindo uma pessoa totalmente desconhecida daquela que pensávamos ser. O conhecimento de si mesmo, às vezes um tanto doloroso, pode nos ajudar e muito a realmente encarar nossas dificuldades e aprimorá-las.

Nas palavras do próprio Joseph Pilates: “Andar, o único exercício mais comum para a maioria de nós, trabalha apenas um número limitado de músculos. Com repetição, o ato de caminhar se torna um hábito ruim, sempre acompanhado de má postura... No entanto, há outra razão importante para exercitarmos todos os nossos músculos conscientemente. Cada músculo pode, cooperativa e fielmente, ajudar no desenvolvimento uniforme de todos os outros. Ao desenvolver os músculos menos importantes, naturalmente estamos ajudando a fortalecer os músculos mais importantes. Assim como os tijolos pequenos são usados na construção de grandes edifícios, o desenvolvimento dos músculos menores ajudará a desenvolver os músculos maiores. Portanto, quando todos os músculos forem adequadamente desenvolvidos, você naturalmente trabalhará fazendo um esforço mínimo e desfrutando de um prazer máximo.” (A obra completa de Joseph Pilates – Joseph Hubertus Pilates).

Na corrida
Num exercício repetitivo como a corrida, em que exercitamos os mesmos músculos, sempre da mesma maneira, realizar qualquer movimento em desvantagem biomecânica significa criar stress, tensão e lesão desnecessária nos músculos e articulações.

Complementar a prática da corrida com atividades que estimulem todos os músculos de maneira equilibrada e ainda promovam a concentração e o autoconhecimento como o Pilates, certamente fará com que estendamos por mais tempo nossa saúde e bem-estar, nosso bem mais precioso que não deve ser desperdiçado nem mal administrado.

Bons treinos!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Fila Night Run 2012 - Inscrições


A Equipe B3 Runners já começou a fazer as inscrições para a Fila Night Run. Interessados enviar email para equipeb3@hotmail.com.

Xterra Brazil Tour 2012 - Ilhabela

A Equipe B3 Runners começou a montar sua equipe para a etapa Ilhabela/SP do Xterra Brazil Tour 2012.

As modalidades são:

Triathon
Swim Challenge
Night Trail Run: 9km e 18km
Endurance: 50km e 80km



Interessados entrar em contato com equipeb3@hotmail.com

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Equipe B3 no Jornal O Globo - De novo!

Corrida e Samba: Só pode ser na Sapucaí! (por: Claudio "Brucutu" Vieira)

Corrida e Samba: Só pode ser na Sapucaí!

 Os Ultra Amigos: Brutus, Claudio, Ozeias, Lorge e Gleice
      Neste domingo, em clima de muita descontração e cordialidae estivemos presentes na Sapucaí, Rio de Janeiro, às 16h30, para corrermos com mais de mil atletas, na reinauguração do palco das Escolas de Samba. Fantasiados ou não, nós corredores fizemos a festa com muita animação e, claro, corrida!
 Prefeito Eduardo Paes e a oportunidade de estar ao lado de Brutus!
      Em clima de carnaval e com calor intenso, em torno de 40ºC, a prova teve um percurso de 5,5km, 800m na reformada Maquês de Sapucaí e o resto do percurso pela Avenida Presidente Vargas. Embalados por sambas-enredo e marchinhas que não pararam de tocar, reunimo-nos sob a cobertura instalada no Espaço-Atleta, para nos proteger do forte calor. Diversas autoridades e pessoas do meio artístico se fizeram presentes. Tive a oportunidade de ser fotografado com alguns deles, como o nosso Prefeito Eduardo Paes, Tande e o grande corredor Vanderlei Cordeiro!
 Vanderlei e a oportunidade de fotos com Brutus B3!
     O Prefeito fez a inauguração oficial com o corte da faixa antes da largada, reabrindo a Sapucaí com mais 12.500 lugares... percebi que ainda há muito o que fazer, principalmente no entorno das novas ampliações. Mas, como tudo no Brasil é para a última hora, com a Passarela do Samba não poderia ser diferente, né....
 "O Rapper SkyBlu", do LMFAO Preparado para a largada!

     No horário previsto foi dada a largada, onde muitos fantasiados já davam a dica que ali estavam só pela farra..rs..Partimos em direção á Pres. Vargas, sentido Candelária. O ritmo imposto perlos corredores de frente era forte, onde procurei dar uma forçada logo na saída. Em alguns poucos km  encontro a nossa amiga Gleice, nesse dia a trabalho, acompanhada do pequeno grande Enzo, os quais eu tive o imenso prazer de levá-los até o evento!
 A Candelária é logo ali!
     Percebi que, com aquela cabeleira toda eu teria muito trabalho pela frente...mas como a proposta da prova-brincadeira era justamente se divertir, procurei tirar proveito e me esconder por trás das longas madeixas de meu topete black power!..rs.. 
 Gleice e seu ajudante em ação!
     Após alguns kms, o calor estava desconcertante, porém procuro manter o foco na prova...Jorge passa forte, acho que em 14º lugar...consigo me manter na posição, as vezes perdendo algumas, as vezes ganhando outras...
Cerqueira puxando o ritmo depois de sua recuperação.
     Assim continuamos por todos os kms restantes...curtindo aquela turma que não parava de fazer graça! Claudio de Sex Appeal com seu modelito "Piriguete", Ozéias de acompanhante, Jorge de Mengão e muitos outros, como o Homem-Chuveiro, Batman e o hilário casal representantes da família de "Os Incríveis"...certo Lúcio Lampert?..rs.. 
 Homem Natureza, UFC...todos caracterizados!
     Encerramos a nossa participação muito cansados, pois o esforço, apesar de toda a brincadeira foi grande! Frutas, liquidos e enfermeiros nos aguardavam para o que fosse necessário, mostrando assim a organizadora SPIRIDON, do nosso amigo JOÃO TRAVEN grande competência em organizar um evento em dia de festa e Carnaval! 
 Tande repórter e sua foto histórica ao lado de Brutus!
     Inaugurado o novo sambódromo como espaço do Carnaval e equipamento olímpico, ás 19h30 as baianas fizeram a tradicional lavagem da pista embaixo de chuva,  oficializando a entrega da Sapucaí á Cidade Maravilhosa.  Ás 21h00 a Beija-Flor entrou na Sapucaí para encerrar os ensaios técnicos com teste de luz e som do novo sambódromo.
 As Baianas chegando, enquanto saíamos.
     Em grande estilo encerramos a nossa participação, com Juju e mamãe Milena literalmente caindo no samba em plena Marquês de Sapucaí!!! 
Tal filha, tal mãe..rs..
     Agradeço á companhia da minha amada Jujuh e Mamãe, B3 Runners e Sprint Tenis, além dos Ultra Amigos sempre presentes, Claudio, Ozeias, Jorge, Leonardo e Gleice...Monique e suas amigas e outros que ainda não aprendi os nomes...Fabinho, fica pra a próxima valeu irmão?

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Como se motivar para treinar?


Você odeia o ambiente de academia, não gosta de caminhar ou correr na rua e não tem um parque bacana por perto para praticar um exercício físico. E agora, como se animar e se motivar para sair de casa nesta situação?
Veja abaixo cinco dicas para manter o pique e não deixar o treinamento de lado!
- As academias mudaram…
Se você tem uma imagem negativa das academias – equipamentos ruins, música no último volume, vestiários bagunçados – é melhor rever seus conceitos. Atualmente, muitas academias de qualidade pensam bastante no bem estar dos frequentadores e oferecem várias amenidades para quem está lá malhando. A música já não é insuportável, algumas tem até ar condicionado e áreas de convivência com lanchonetes, lojinhas e etc. E sabia que existem academias só para mulheres?
- Arrume companhiaJá falamos aqui, mas é muito mais divertido e estimulante fazer um exercício físico na companhia de amigos, namorada, parentes. Um incentiva o outro e tudo vira uma grande diversão.
- Crie metas
Se você acha sem graça ficar correndo ao redor do lago no parque ou numa esteira, crie metas, mesmo que fictícias. Tenha como meta correr x quilômetros. No dia seguinte, tente correr um pouco mais, ou um pouco mais rápido. Transforme o exercício aeróbico em um jogo e você vai se divertir bastante.
- Prepare o seu exercício
Faça do treinamento parte da sua rotina, e se prepare com antecedência. Planeje que roupa vai usar, escolha o tênis adequado e crie uma playlist com suas músicas preferidas. Se você estiver confortável, certamente vai aproveitar mais o treinamento e vai ter mais ânimo para não deixar o exercício de lado.
- VEJA OS RESULTADOS!
A melhor dica para manter a motivação nos treinamentos é acompanhar sua evolução e ver os resultados. Antes de começar a fazer qualquer tipo de exercício, marque seu peso, suas medidas e tire algumas fotos do seu rosto e do seu corpo. Depois de algum tempo, tome suas medidas novamente e tire mais algumas fotos para ver o tanto que você evolui. Vendo os resultados da atividade física, fica muito mais difícil perder o ânimo para continuar!
Bons treinamentos!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Rio Antigo: relato de Cláudio Vieira

retirado da coluna Pulso do jornal O Globo


"Arquiteto e Urbanista que sou, não poderia ficar fora desse circuito histórico da nossa cidade. Ás 7h30 da manhã já estávamos lá, na Praça Cardeal Camara, eu e a Equipe B3 Runners, do bairro de Campo Grande, de onde saímos às 6h, em ponto. Animado, fiz diversas fotos onde, pela primeira vez realmente pude contemplar a força histórica deste acervo arquitetônico, ainda em perfeitas condições. O Arqueduto da Carioca (Arcos da Lapa) data do século XVIII, trazia água do Rio Carioca nas Paineiras para uma série de chafarizes espalhados pela cidade.

Extremamente organizado, o evento realizado em um belo domingo de verão carioca, onde os termômetros acenavam temperaturas em torno de 38 graus, os atletas se reuniram exatamente nos Arcos, onde foi dada a largada às 8h. Antes, um minuto de silêncio em homenagem àqueles que se foram no desastre dos desabamentos no Rio. 

Partimos pela rua Evaristo da Veiga, onde alguns prédios públicos anunciavam suas fachadas, propiciando aos meus olhos sensações emotivas do que ainda estaria por vir. Procurei manter a concentração na prova, onde as pessoas ainda se aglomeravam, pois todos os atletas das duas provas, de 5km e 10km ainda corriam juntos.  Na altura do Teatro Municipal, eu pude contemplar toda sua beleza e riqueza. Logo a frente, a bela Biblioteca Nacional.
Seguimos pela rua Araújo Porto Alegre, de arquitetura mais moderna, porém tão bela quanto aos fatos históricos aqui já narrados: o Ministério da Fazenda, de 1943. Já na Presidente Antonio Carlos: o Tribunal Regional do Trabalho, inaugurado em 1939. Todos os prédios em estilo Art-Decó Brasileiro. Essa arquitetura demonstrava a riqueza do Estado Novo. 

A prova seguiu pela Presidente Vargas, sentido Perimetral. O calor estava forte. Na descida da bela Igreja de São José, ao lado do Palácio Tiradentes e o Paço Imperial, obras do século XVIII. Assim seguimos pela 1º de Março, local que se destaca a arquitetura do antigo Convento do Carmo. Logo em frente nos separaríamos do grupo dos 5km, em direção á Perimetral.

Após virarmos no Centro Cultural Banco do Brasil, um belo edifício em linhas Neoclássicas, de 1906. O companheiro de pista BrunoBBrasil subiu forte a Perimetral, onde senti uma certa dificuldade por estar tirando fotos e, consequentemente, me distraíndo em pontos estratégicos da prova.  Visualizo ao lado da subida o primeiro registro do estilo Neoclássico no Brasil, a simpática arquitetura da Casa França-Brasil de 1819 foi transformada em Espaço-Cultural. De cima da Perimetral, avistei o belo conjunto arquitetônico, composto por prédios públicos de períodos variados. 

Nos últimos quilômetros, entrei pela rua da Constituição e seguimos até a Praça Tiradentes. Nesse momento, o foco foi todo para a corrida, pois faltava pouco para alcançar um bom tempo nos 10 km. A subida da Av. República do Paraguai desgasta os últimos esforços dos atletas, onde acelero rumo aos últimos metros da prova. Já nos Arcos, me sento presenteado com tamanho acervo e história arquitetônica"!
Cláudio Vieira é arquiteto e urbanista

Corre aí na Sapucaí - 6km - Percurso

Circuito Rio Antigo - Etapa LAPA - Fotos 2



















Twitter Updates